Unimed Belém é a grande vencedora de 2008.

Teatro Maria Sylvia Nunes lotado, torcidas animadas e muita comemoração. Foi assim a festa de entrega do prêmio Prazer em Trabalhar 2008 para as 15 empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas no Estado. A grande vencedora desta segunda edição da pesquisa foi a Unimed Belém (Veja ranking abaixo).

O prêmio é uma parceria do Diário do Pará/Caderno Negócios com a Gestor Consultoria. Jader Filho, diretor-presidente do Diário, disse que principalmente em época de crise investir nas pessoas é o grande diferencial. “Em circunstâncias como as atuais, o posicionamento mais recomendado é a inovação, a criatividade, a ousadia, e isso só se faz com pessoas. Por isso essas empresas que estão sendo premiadas hoje são destaque”, discursou.

“Estimular o reconhecimento do ser humano e de seu capital intelectual como maior patrimônio das empresas é o principal objetivo deste prêmio”, destacou Nara Abdon d’Oliveira, diretora executiva da Gestor. Entre mais de 500 empresas consultadas, 269 foram convidadas por preencher os pré-requisitos de ser genuinamente paraense e ter mais de 50 funcionários. A distribuição dos segmentos foi equilibrada entre indústria, comércio e serviço.

A avaliação incluiu etapas quantitativas, uma etapa qualitativa a partir de entrevistas com os gestores, e outra etapa com os funcionários para medir o índice de satisfação e prazer de trabalhar na empresa. “O rankeamento final foi o resultado da aplicação de um modelo matemático que levou em consideração a pontuação obtida em cada uma das fases”, informou Nara.

Em comparação com o ranking 2007, participaram desta edição 2008 muitas novas empresas, incluindo algumas do interior, já outras que integraram o ranking da primeira edição não participaram. “Isso resultou num ranking novo, não permitindo comparações diretas entre um ano e outro”, explicou Nara.

Ranking das empresas em 2008

  1. Unimed Belém
  2. Clean Gestão Ambiental
  3. Sol Informática
  4. Unama
  5. Big Serviços
  6. Farmacia Artesanal
  7. Grupo Big Ben
  8. Grupo Mônaco
  9. Visão
  10. Endicon
  11. Lojas Jomóveis
  12. Fox Video
  13. Marisa Alimentos
  14. Elite Segurança
  15. Metal Mil


Na entrega da Premiação tivemos a presença da Sra. Janete Ana Ribeiro Vaz, Sócia-Diretora Executiva do Laboratório Sabin de Análises Clínicas, 6º lugar no Ranking da Revista Exame que elege as 150 melhores para se trabalhar, proferindo uma palestra de Abertura.

LABORATÓRIO SABIN - 2008
SCN Quadra 05 Bloco A Salas 101/104 Torre Sul, 0 - Asa Norte 70715-970 Brasília - DF

Laboratório Sabin
Clima amistoso e equipe bem treinada garantem um lugar entre as 10 melhores
Gabriel Penna, de Brasília (DF)

Não é apenas o setor público que atrai profissionais do país inteiro para Brasília. Com um ótimo clima organizacional e benefícios de fazer inveja até em quem já garantiu estabilidade no funcionalismo, o Laboratório Sabin tornou-se uma referência no mercado de trabalho da capital federal. "Tivemos que contratar uma pessoa para responder aos 4 000 currículos que recebemos todo mês", conta Janete Ribeiro Vaz, que fundou o laboratório ao lado da sócia Sandra Soares Costa, há 24 anos. Quase 25% dos interessados em trabalhar lá são de outros estados, mas parecem estar dispostos a mudar de cidade para ter acesso a uma longa lista de vantagens. Para ter idéia, em maio deste ano um gerente ganhou de presente um carro zero-quilômetro ao completar 20 anos de empresa. O tempo de casa também rendeu a seis funcionários uma viagem com acompanhante para o Nordeste, um notebook para outros dez e um salário extra - além do 14o - para 50 pessoas. O Sabin também trata muito bem das suas mulheres. Aliás, elas são a maioria na empresa e hoje ocupam 70% dos cargos de chefia. Elas participam de concursos de beleza, têm desconto no salão, assistem a palestras durante a gravidez e ganham ajuda financeira para casar, comprar o enxoval do bebê e pagar a babá. Além disso, todos os funcionários têm direito a exames laboratoriais gratuitos, extensivos à família. Mas não foram apenas os mimos que colocaram a empresa, pela primeira vez, entre as 10 melhores deste ranking. O laboratório conta com práticas de gestão bem estruturadas. No trabalho, dizem os funcionários, há oportunidades de aprender, de se desenvolver e de inovar. "A capacitação aqui é permanente. Só neste ano, eu participei de quatro treinamentos", conta um deles. O Sabin também subsidia até 80% de qualquer tipo de curso, mesmo que não esteja ligado à função do beneficiado. A necessidade de atualização se deve, inclusive, pela adoção constante de novas tecnologias. Neste ano, o laboratório está implantando um sistema para automatizar os exames, integrar os equipamentos e permitir que várias análises sejam feitas com apenas uma coleta de sangue. "A empresa está sempre se modernizando e a gente tem que acompanhar", diz um funcionário. Com um generoso pacote de vantagens e condições de trabalho diferenciadas, o Sabin conseguiu reduzir bastante a fuga de profissionais, atraídos pelos concursos públicos. Entre 2005 e 2007, seu turnover caiu de 28% para 9% ao ano. Na área técnica, não houve nenhum desligamento no período. Os motivos da permanência, garantem os funcionários, extrapolam as vantagens individuais. Pesa também o orgulho de trabalhar numa empresa que se preocupa com a comunidade em que está inserida. Em 2006, o Sabin foi o destaque deste Guia no quesito Responsabilidade Social e Ambiental. No ano passado, a empresa investiu 830 000 reais na área e conseguiu envolver praticamente 100% dos empregados em atividades voluntárias, desenvolvidas pelo Instituto Sabin, criado há três anos. Eles fazem, por exemplo, exames de sangue e acompanhamento da saúde das crianças de 23 creches do Distrito Federal. Outros dão aulas de cidadania e empreendedorismo a jovens carentes e estudantes da rede pública. O Sabin ainda oferece, aos parentes de funcionários, um curso de preparação para o mercado de trabalho, que aborda temas como entrevista e elaboração de currículo. Muitos aproveitam para deixar lá mesmo a primeira cópia.

Maior vantagem
Programas de saúde, de desenvolvimento e de liderança estão acima da média. Há projetos sociais sólidos e abrangentes, com participação dos funcionários.

Maior desvantagem
Não tem plano de previdência privada, já prometido, e o planejamento de carreira ainda é feito de maneira informal, com o apoio das chefias.

Frase do RH
Escolher e preparar bem os líderes, pois são eles que disseminam a cultura e trazem as informações que alimentam as estratégias
Janete Ribeiro Vaz, fundadora e diretora administrativa

 

JANETE ANA RIBEIRO VAZ

Currículo resumido:
Janete Ana Ribeiro Vaz é farmacêutico-bioquímica, nascida em Anápolis (GO), é especialista em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduada em Gestão Empresarial pelo INPG/Universidade Castelo Branco (RJ).

É sócio-proprietária e diretora administrativa do Laboratório Sabin de Análises Clínicas, empresa com 25 anos de atuação no DF, destaque nacional em gestão de pessoas e processos sendo considerada atualmente uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Atuou como membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal-CONSEA-DF.

Compõe a diretoria das empresas do grupo: SABINBIOTEC análise de água, ar e segurança alimentar, SabinVacinas e é embaixatriz do Instituto Sabin.

Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-D.F (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Vice-presidente do Comitê de Saúde da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM D.F.

Membro da Diretoria da Associação Comércio do D.F– ACDF.

Diretora–Presidente do Conselho Diretor da Júnior Achievement – Brasília - Programa de Empreendedorismo dos jovens nas Escolas.

Presidente do comitê de Saúde do Soroptimistas SI Internacional.

Membro do Comitê Executivo responsável pela implantação dos Sistemas ISO 9001 (Sistema da Qualidade), SA 8000 (Certificação Responsabilidade Social), Planejamento Estratégico com a metodologia BSC (Balance ScoreCard) e PPR (Programa de Participação em Resultados) do Laboratório Sabin.

É representante da Administração e Auditora Interna do Sistema SA 8000.

 

 

Começa a 2ª edição da pesquisa Prazer em Trabalhar

Há muito tempo se sabe que o trabalho dignifica o homem mas, a vida tem outras necessidades e a figura do workaholic está ultrapassada. O grande desafio das empresas atualmente é encontrar um ponto de equilíbrio entre trabalho e prazer. A partir destas constatações, o Caderno Negócios do Diário do Pará e a Gestor Consultoria lançaram ano passado a pesquisa (inédita no Pará) Prazer em Trabalhar, que terá sua segunda edição lançada a partir desta segunda-feira, dia 30. Como na versão 2007, a pesquisa Prazer em Trabalhar vai premiar as 15 Melhores Empresas em práticas de gestão de pessoas em nosso Estado. “Para esta edição fizemos um estudo mais minucioso e estamos convidando um número maior de empresas, porque observamos que algumas regiões, como o Sul do Pará, têm um setor empresarial fortíssimo e, assim, a pesquisa se tornará mais abrangente”, explica Nara Abdon D’Oliveira, diretora da Gestor Consultoria.
Nesta primeira etapa da nova edição da pesquisa, a Gestor vai enviar carta-convite, através de email, a cerca de 350 empresas de todas as regiões do Estado, escolhidas entre aquelas que possuem CNPJ do Pará, capital 100% paraense e mais de 50 funcionários. As empresas que responderem afirmativamente ao convite para participar da pesquisa receberão uma senha, para acessar e responder a um questionário no site da Gestor www.gestorconsultoria.com.br e, a partir daí, começam a participar da primeira fase, que é seletiva. Para se classificar nesta fase a empresa deverá cumprir todos os requisitos exigidos pela legislação trabalhista, como possuir Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional, Programa de Prevenção de Risco Ambiental, Programa de Menor Aprendiz, entre outros. “É importante ressaltar que, todas as empresas que participarem desta fase serão informadas através de email se estão aptas ou não a passar para a próxima etapa e, o mais importante, os motivos pelos quais não foram classificadas, quando for o caso, pois, desse jeito, poderão detectar e corrigir eventuais falhas”, reforça Nara.
A segunda fase, que é classificatória, será feita através de duas abordagens: uma quantitativa, realizada através da internet, e outra qualitativa, que terá a presença de técnicos da Gestor dentro da empresa. Na fase on line, os questionários serão respondidos por um diretor, o gerente de RH e todos os funcionários, se a empresa possuir até 150 colaboradores, acima disso, uma mostra de 30% dos funcionários. Esta avaliação censitária é uma das novidades da pesquisa deste ano, pois, além da avaliação feita pelos diretores e gerentes, também será observado o ponto de vista dos funcionários, permitindo maior visibilidade quanto ao impacto das políticas de gestão de pessoas junto ao corpo funcional da empresa.
“Uma outra novidade deste ano, é que estamos ampliando os questionários. Para tornar a pesquisa mais completa incluímos um item sobre cidadania corporativa, já que muitas empresas investem nesta área”, revela Nara. Para realizar a pesquisa qualitativa, a Gestor deslocará seus pesquisadores para a empresa, a fim de verificar as evidências e conferir os dados informados anteriormente através dos questionários, além de entrevistar o diretor-executivo da empresa, o gerente de gestão de pessoas e três colaboradores escolhidos aleatoriamente.
Depois de recolhidas todas as informações das empresas participantes, começará a fase final, de análise dos dados e geração de resultados, que contará com a participação dos técnicos e pesquisadores da Gestor, além de Sandro Marco Silva, consultor associado, que também participou da pesquisa Prazer em Trabalhar 2007. A 15 melhores empresas em gestão de pessoas receberão uma certificação e o selo Prazer em Trabalhar 2008, que poderá ser utilizado em seus impressos e peças publicitárias, além de um relatório com os resultados detalhados e as conclusões da pesquisa.
Esse relatório também será disponibilizado para a imprensa, faculdades e instituições de pesquisa sobre gestão de pessoas, enriquecendo o acervo acadêmico do tema. Para garantir maior segurança e transparência, a pesquisa será acompanhada por uma empresa de auditoria externa, que avalizará todo o processo e seus resultados
TRAJETÓRIA - Há 10 anos no mercado, a Gestor Consultoria tem a missão de contribuir para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, oferecendo produtos estruturados na área de Gestão Organizacional, prestando consultoria e disponibilizando informações de forma a agregar valor às empresas destas regiões.

Confira a premiação de 2007.

 

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