Estacon é a Melhor Empresa para se trabalhar no Pará em 2007

Em cerimônia que reuniu empresários, funcionários e convidados de algumas das maiores empresas paraenses, no dia oito de abril na Estação das Docas, a Estacon Engenharia conquistou o primeiro lugar no ranking Prazer em Trabalhar, resultado de uma pesquisa, realizada pelo Caderno Negócios do Diário do Pará e Gestor Consultoria, que apontou as 15 Melhores Empresas para se trabalhar no Estado. A grande atração da noite foi a palestra do empresário Ulisses Tapajós, presidente da Masa da Amazônia, empresa de Manaus, bicampeã no ranking nacional do Guia Exame-Você S/A. “Essa iniciativa pioneira do Diário e da Gestor será, daqui pra frente, um importante balizador para as empresas paraenses. É preciso ressaltar que neste prêmio ninguém está dividindo nada e sim, somando competência, experiência e vivência. Parabenizo todas as empresas premiadas, que são o orgulho desse grandioso estado que é o Pará”, disse Ulisses, ao final de sua palestra.
Lutfala Bitar, presidente da Estacon, afirmou que a empresa considera seus colaboradores a parte mais importante da organização e suas políticas expressam o respeito à dignidade do trabalho e do ser humano. “A liderança da Estacon nesse ranking das 15 melhores empresas paraenses é um honroso reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pela equipe de gestão de pessoas, em prol dos nossos colaboradores. Estamos muito felizes”, comemorou.
Celso Eluan e Roberto Ferreira, sócios-diretores da Sol Informática também festejaram a conquista do segundo lugar na premiação. “Acreditamos que, para uma empresa funcionar bem, tem que oferecer condições favoráveis aos quatro principais grupos que a fazem: acionistas, colaboradores, clientes e a sociedade. Esta premiação veio confirmar a nossa crença”, destacaram. Maurício Ettinger, diretor da Clean Gestão Ambiental, terceira colocada no ranking, reforçou a importância da pesquisa. "Só em países de primeiro mundo as empresas são avaliadas pelo grau de satisfação dos funcionários e não apenas por resultados. Esse tipo de apuração representa uma evolução enorme para as empresas brasileiras, e mais ainda para o mercado local. Estar no Guia paraense representa o retorno de todos os nossos esforços e mostra que estamos caminhando no rumo certo. É uma satisfação muito grande”, comemorou.
Segundo Nara Abdon D’Oliveira, diretora da Gestor Consultoria, a pesquisa Prazer em Trabalhar foi realizada em duas etapas. Na primeira fase da apuração, foram convidadas as 250 maiores empresas de capital genuinamente paraense e 74 responderam aos questionários iniciais. A partir destas respostas, foram identificadas as empresas que se enquadravam nas modernas práticas de Gestão de Pessoas, como programas de inclusão, normas de segurança do trabalho, participação dos gestores de pessoas nas decisões estratégicas organizacionais, entre outros. Após a análise destas informações, foi montado o ranking das 15 Melhores Empresas do Pará para se trabalhar (veja box). “Esta pesquisa vem cumprir um papel extremamente importante no Pará e, em última análise no Brasil, porque trata-se da produção de conhecimento de indicadores regionais e nacionais. No Pará, não há registro de cases de Gestão de Pessoas, o que se tem é a prática do Benchmarking pelos profissionais da área e, mesmo assim, realizado de maneira informal e, portanto, sem registros que permitam um análise mais profunda”, destacou Nara, em breve fala durante a cerimônia.
O diretor-presidente do Diário do Pará, Jader Filho, chamou a atenção para a contribuição prestada pela iniciativa. “Esta é mais uma promoção vitoriosa do jornal, que dá um foco inédito às modernas práticas de gestão de pessoas, que por sua vez contribuem para o crescimento das empresas e, por conseguinte, para o desenvolvimento do Estado. Temos certeza que esta premiação vai entrar para o calendário dos grandes eventos empresariais do Pará”, finalizou.

Palestrante lidera ranking nacional

A trajetória do empresário Ulisses Tapajós, palestrante da noite, é um exemplo dos bons resultados alcançados, por uma empresa que proporciona bom ambiente de trabalho aos seus funcionários. A Masa da Amazônia entrou na lista das melhores empresas do Brasil em 2003, ficando na 94ª posição. Em 2004, passou para o 34° lugar. Depois disso, o empresário montou uma estratégia, juntamente com os seus funcionários, para levar a Masa da Amazônia ao topo do ranking, resultado alcançado em 2006 e repetido em 2007. Com essa experiência, Ulisses acredita que os fundamentos de uma boa empresa são: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Em sua palestra, Ulisses Tapajós enfatizou que empresas que têm as pessoas mais felizes são as que conseguem os melhores resultados. “Sabendo disso, os empresários e executivos passaram a se preocupar com a formação de um ambiente de trabalho saudável e com o desenvolvimento de políticas de valorização de seus colaboradores. As pessoas se sentem felizes quando são respeitadas, valorizadas, reconhecidas e recompensadas. Estar no ranking Prazer em Trabalhar significa a certeza do uso de um modelo de gestão sustentável”, afirmou.

Ranking Prazer em Trabalhar 2007

1º lugar: Estacon
2º lugar: Sol Informática
3º lugar: Clean Gestão Ambiental
4º lugar: Unama
5º lugar: Grupo Big Ben
6º lugar: Cesupa
7º lugar: Endicon
8º lugar: Sanave
9º lugar: Facepa
10º lugar: Mariza Alimentos
11º lugar: Grupo Mônaco
12º lugar: Farmácia Artesanal
13º lugar: Quality Incorporadora
14º lugar: Grupo Visão
15º lugar: Euro Brasil

Veja os critérios da premiação

BELÉM - Fone: (91) 3204-1300


Nosso Endereço: Ed. Palladium Center, loja 14 - Térreo

Av. Governador José Malcher, 815. Esquina com Av. Visconde de Souza Franco (Doca) CEP 66055-901