CÓDIGO DE ÉTICA, NORMAS E CONDUTA
Nossos valores e princípios éticos
A trajetória da Gestor Consultoria, desde a sua fundação, tem sido pautada por princípios éticos na condução de seus negócios e na maneira como se relaciona com seus colaboradores, mercado, fornecedores, parceiros e clientes.
Introdução
O Código de Ética, Normas e Conduta da Gestor Consultoria contempla as normas e os princípios éticos que devem orientar o cotidiano de todos os colaboradores ou parceiros que agem em nosso nome. Este Código desempenha um papel fundamental na construção dos alicerces para o nosso sucesso e é um balizador do comportamento ético que se espera de cada um de nós.
Este Código se aplica a diretores, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e a todas as relações, sejam pessoas físicas ou jurídicas, independente de contrato formal ou não, das quais a Gestor Consultoria faz parte.
Valores Gestor Consultoria
Nosso Código é regido por nove valores essenciais:
Cooperação
- • Trabalho em Time
- • Parceria com os parceiros internos e externos
- • Vínculos fortes em todas as pontas da cadeia
Compromisso
- • Com o cliente Gestor
- • Com a qualidade de seu produto final
- • Com os resultados
- • Com prazos
Ética
- • Em primeiro lugar. Com todos os stakeholders
- • Em todos os níveis. Seja um profissional confiável mesmo em situações extremas
Proatividade
- • Pense no amanhã. Pense além
- • Visão ampla, estratégica
- • Mente aberta
Transparência
- • Seja honesto
- • Na dúvida, conte a verdade
- • Divida. Informe. Comunique
- • Ensine
Respeito
- • Acima de tudo
Inovação
- • Buscar incessantemente melhorar
- • Criticar construindo
- • Estudar, pesquisar
- • Testar sem medo. Ousadia respaldada pelo conhecimento
Extrema Cordialidade
- • Educação. Amabilidade. Sensibilidade
- • Cuidado
Persistência
- • Energia para transpor desafios
- • Desenvolva soluções
- • Crie alternativas
Regras de Ouro Gestor Consultoria
Nossa atuação empresarial e nossa conduta profissional e social são pautadas em um conjunto de princípios e comportamentos que fortalecem a relação entre a Gestor Consultoria e seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.
- Sempre preservar e honrar o nome Gestor
- Compromisso com o resultado desejado pelo cliente
- Empenho honesto em desenvolver os trabalhos de acordo com as regras, fluxos e normas da Gestor Consultoria
- Preservar as informações do cliente, não repassando a terceiros sob qualquer pretexto
- Ser proativo quando o assunto for prospecção de clientes, sejam empresas ou candidatos
- Seja contundente na busca de resultados e gentil com as pessoas
- Dedicar-se a contribuir com o desenvolvimento do outro, promovendo seu crescimento e compartilhando conhecimento
- Desenvolver e implantar os produtos Gestor Consultoria de acordo com sua qualidade e valor
- Nunca deixar que situações extremas afetem sua postura, tendo em vista os Valores e as Regras de Ouro da Gestor Consultoria
- Estudar sempre buscando o aprimoramento contínuo
- Nunca permitir que sentimentos menores afetem seu compromisso com o cliente Gestor, com a grife Gestor e com seu nome profissional
- Tratar os ativos da Gestor Consultoria como se fossem seus
Princípios de Integridade Pessoal e Profissional
É responsabilidade de todos ser exemplo de conduta ética e difundir o Código entre os colegas de trabalho, fornecedores e prestadores de serviço que utilizam o nome da Gestor Consultoria para qualquer fim.
- Não será tolerado nenhum tipo de discriminação em função de cor, gênero, religião, classe social, orientação sexual, origem, procedência, idade e condições físicas, bem como qualquer conduta que possa ser caracterizada como assédio ou desrespeito à integridade física e moral de seus colegas de trabalho
- O convívio no ambiente de trabalho deve ser pautado na transparência das informações, imparcialidade no tratamento, profissionalismo e cordialidade
- Não utilize o nome da Gestor Consultoria, cargo ou influência para obter descontos ou vantagens para parentes, amigos ou terceiros
- Não utilize o nome da Gestor Consultoria, cargo ou influência para obter descontos ou vantagens pessoais junto a clientes, fornecedores, parceiros ou órgãos públicos
- É vedado atuar como concorrente direta ou indireta da Gestor Consultoria, junto aos clientes de sua carteira de negócios
- É vedado desenvolver trabalhos de consultoria, em processos organizacionais, de forma direta ou indireta apartada da Gestor Consultoria
- Fica expressamente proibida a divulgação e a comercialização de produtos e serviços nas dependências da empresa
Princípios de Segurança da Informação e do Patrimônio
Sobre informações e recursos tecnológicos
Os colaboradores e prestadores de serviços devem proteger as informações confidenciais da Gestor Consultoria e de seus clientes e zelar pelo bom uso dos recursos tecnológicos.
- Divulgar informações sigilosas ou não, mesmo que de maneira informal, sobre dados, processos e documentos internos, informações técnicas e cadastrais, cartas comerciais, propostas comerciais, detalhes de contratos, bases de dados de clientes e dados do Sistema Interno da Gestor Consultoria
- Os dados e documentos da rede interna e externa não podem ser copiados ou, por qualquer modo, utilizados em benefício pessoal próprio ou de terceiros, sob pena de responder na forma da lei
- Divulgar, sob qualquer meio ou pretexto, os laudos e relatórios psicotécnicos, laudos de entrevista e currículos de clientes e candidatos de processos seletivos
- Fornecer acesso ao Sistema Interno, não sendo permitida a concessão do login e senha a terceiros, mesmo que a um colega de trabalho
- Alterar as configurações originais dos recursos computacionais e de tecnologia de informações colocados à sua disposição, salvo quando previamente autorizado
- Baixar pela internet, copiar de terceiros e/ou instalar nos recursos computacionais programas de computador não licenciados
- Copiar softwares fornecidos pela Gestor Consultoria ou instalar em outros equipamentos não autorizados
- Acessar sites na internet que disponham de conteúdo pornográfico, ilegal, ou que contenha qualquer tipo de discriminação
Sobre a utilização e preservação do patrimônio físico
- O patrimônio da empresa é composto de instalações, mobiliários, produtos, equipamentos e materiais necessários à realização de nossa atividade e devem ser preservados pelos colaboradores, sendo utilizados de forma correta e exclusivamente para fins de trabalho
- Os celulares corporativos não podem ser retirados da dependência física da Gestor por Consultores Trainees, Assistentes e Estagiários, salvo situações excepcionais e com autorização prévia do Administrativo
- Os celulares corporativos não podem ser utilizados para fins pessoais
Princípios de Relacionamentos
Com clientes externos
- A busca incessante de excelência no atendimento aos clientes externos e a qualidade na prestação de serviços é nosso compromisso principal
- O atendimento cortês, a prestação de informações e o encaminhamento para outras áreas quando necessário são atitudes esperadas de todos os colaboradores
- Consideramos importante o investimento na conservação e amadurecimento do vínculo com o cliente como condição de fidelização e potencialização
- Deve-se assumir uma postura corporativa ao estar em contato com o cliente, sempre com foco negocial e de fidelização, porém, que não permita evasão ou tratamento íntimo
Com clientes internos – parceiros
- A postura que devemos assumir no contato com os demais clientes internos é de respeito, ajuda mútua e apoio diário incondicional
- Não serão toleradas agressões ou atitudes que exponham outro membro do time, retaliações ou comportamentos desconformes frente ao time
- Não será bem visto a omissão em momentos onde o outro parceiro demonstra precisar de apoio sob pena de comprometer uma entrega em nome da Gestor Consultoria
- Deve-se haver respeito no tratamento com o outro, para que o ambiente de trabalho seja positivo e saudável, onde todos sejam valorizados e motivados
- Não expor o outro, manter situações pessoais fora do ambiente de trabalho
- Observação da hierarquia, respeitando o sistema da empresa e suas divisões hierárquicas
Com fornecedores
A contratação de fornecedores e prestadores de serviços deve ser baseada exclusivamente nas necessidades da empresa, devendo seguir critérios legais, técnicos, profissionais e éticos.
- Não será tolerado nenhum tipo de discriminação em função de cor, sexo, religião, classe social, orientação sexual, origem, procedência, idade e condições físicas
- Os Fornecedores devem cumprir as leis, normas e regulamentos aplicáveis em vigor, incluindo respeito à saúde, segurança, direitos humanos, trabalhistas, ao meio ambiente e legislação local
- Os Fornecedores devem proporcionar a seus colaboradores condições dignas de trabalho no que diz respeito à carga horária, saúde e segurança
- A Gestor tem como política a tolerância zero a todo e qualquer ato de corrupção
- Não adotamos, não incentivamos e não permitimos a prática de qualquer conduta que constitua ou resulte em atos lesivos à Administração Pública
- A Gestor Consultoria determina que todos os assuntos da empresa sejam tratados pelos seus fornecedores com sigilo, confidencialidade e proteção dos direitos de propriedade intelectual
- Não negociamos, oferecemos, prometemos, recebemos, viabilizamos, pagamos ou autorizamos subornos para melhorar ou assegurar nossas atividades
- Não é permitido que os colaboradores mantenham relacionamento afetivo com fornecedores ou prestadores de serviços com os quais tenha contato direto
- Aceitar presentes de fornecedores é permitido caso sejam brindes institucionais ou tenha valor simbólico de até R$ 100,00. Nos demais casos, os presentes devem ser encaminhados para o Administrativo
- A Empresa solicita a seus Fornecedores que sejam proativos e comuniquem imediatamente qualquer violação ou suspeita através do Canal de Denúncias
Relacionamento Sentimental
- Não é permitido que os colaboradores mantenham relacionamento afetivo com clientes, potenciais clientes e fornecedores com os quais realize atendimento direto
- Não é permitido que os colaboradores mantenham relacionamento afetivo com os demais membros do time caso ocupem posições de liderança ou em situação que possa caracterizar assédio
- Na ocorrência de qualquer um dos casos citados, o fato deve ser relatado à Diretoria
Combate ao Trabalho Infantil
Em conformidade com os princípios constitucionais, a Gestor Consultoria visa assegurar a plena observância das normas de combate ao trabalho infantil, promovendo a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes.
Compromissos da Gestor
- Proibir a utilização de mão de obra infantil em todas as suas operações, em estrita conformidade com a legislação vigente
- Garantir que menores de 18 anos não sejam empregados em atividades noturnas, perigosas, insalubres ou penosas
- Assegurar que todos os contratos incluam cláusulas específicas que impeçam o trabalho infantil
- Implementar sistema de monitoramento contínuo, incluindo auditorias regulares
- Reportar imediatamente qualquer suspeita ou evidência às autoridades competentes
Educação, capacitação e responsabilidade social
- Promover programas contínuos de educação e capacitação para funcionários e parceiros
- Realizar campanhas periódicas de sensibilização sobre as implicações legais e éticas
- Colaborar com organizações governamentais e não governamentais para promover a erradicação do trabalho infantil
- Incentivar e apoiar programas de reabilitação e integração social
Direitos Humanos
A Gestor Consultoria reconhece a importância dos direitos humanos no ambiente de trabalho e se compromete a respeitar e promover os princípios estabelecidos pela Constituição Federal e pelas Convenções da OIT.
- Respeito à Dignidade e aos Direitos dos Trabalhadores: Assegurar que todas as relações de trabalho sejam pautadas pelo respeito à dignidade humana
- Igualdade de Oportunidades e Remuneração: Promover a igualdade de oportunidades e de tratamento no emprego, sem discriminação de qualquer natureza
- Direito ao Trabalho Decente: Garantir que todos os trabalhadores tenham acesso ao trabalho decente, com condições adequadas de saúde, segurança, descanso e lazer
- Proibição do Trabalho Forçado: Rejeitar e combater todas as formas de trabalho forçado ou em condições análogas à escravidão
- Liberdade de Associação e Negociação Coletiva: Respeitar o direito dos trabalhadores de se organizarem livremente em sindicatos e associações
- Implementação e Monitoramento: Implementar práticas e políticas que promovam e assegurem os direitos humanos no trabalho
- Ação Corretiva e Denúncia: Estabelecer canais seguros e confidenciais para que trabalhadores possam denunciar práticas que violem os direitos humanos
Boas Práticas no Convívio Diário
Utilização de Recursos e Ambientes
- Apague as luzes após sair das salas
- Sempre que possível, utilize papel rascunho na impressão de documentos
- Após a utilização de ambientes comuns, deixe limpo e organizado
- Mantenha sua mesa de trabalho organizada
- Atenção com o volume da voz para não atrapalhar as atividades dos colegas
Comunicação Respeitosa
- Cuidado com conversas em meio a outras pessoas, que possam expor ou constranger colegas
- Esteja aberto à feedbacks
- Faça críticas construtivas
- Seja solícito
- Esteja receptivo a novas ideias e aprendizados
- Reconheça e parabenize os esforços e êxitos da equipe
- Contribua para um ambiente leve e saudável, mantenha o bom humor e a gentileza para com todos
Representatividade Gestor
- Não apresentar seminários ou palestras em nome da Gestor Consultoria, dar entrevista ou divulgar filmagens e fotografias sem conhecimento prévio da Diretoria Executiva ou de mais de uma Head de Núcleo
- Ao participar de eventos, feiras, jantares e/ou reuniões externas, onde estiver representando a Gestor ou quando estiver com uniforme, o colaborador deverá manter o decoro, com uma postura adequada ao ambiente corporativo
- Dress Code: recomendamos a moderação na forma de vestuário, evitando exageros e constrangimento para o colaborador e a imagem da Gestor
Canais de Comunicação
- Os recursos tecnológicos devem ser usados para propósitos profissionais e de maneira coerente com este Código
- Nenhuma informação pode ser gerada e compartilhada nas redes sociais pessoais em nome da Gestor Consultoria
- Um colaborador não deve, em hipótese alguma, responder com seu perfil pessoal em nome da Gestor Consultoria
- Não associar atividades pessoais ao nome e/ou marca da Gestor Consultoria
- Direcionar qualquer reclamação de cliente postada em redes sociais para a área do Atendimento Corporativo
- Canal de denúncias disponível em www.gestorconsultoria.com.br
Violações ao Código de Ética
- O não cumprimento do código sujeitará os envolvidos a ações disciplinares, podendo resultar nas medidas cabíveis previstas nas esferas cível, criminal e trabalhista
- Qualquer colaborador, fornecedor, prestador de serviços e/ou parceiro de negócio que deliberadamente violar esta política estará sujeito a ações disciplinares, incluindo seu desligamento ou rescisão de contrato
- O Canal de Denúncias e ética está disponível através da Caixinha de Sugestões Virtual com garantia de sigilo absoluto
- Todas as denúncias e reclamações serão mantidas em sigilo e serão tratadas de forma adequada
A Gestor Consultoria se reserva o direito de, no todo ou em parte, modificar, suspender ou revogar este Código a qualquer tempo.
Para denúncias, visite nosso Canal de Denúncia.