CÓDIGO DE ÉTICA, NORMAS E CONDUTA

Nossos valores e princípios éticos

A trajetória da Gestor Consultoria, desde a sua fundação, tem sido pautada por princípios éticos na condução de seus negócios e na maneira como se relaciona com seus colaboradores, mercado, fornecedores, parceiros e clientes.

Introdução

O Código de Ética, Normas e Conduta da Gestor Consultoria contempla as normas e os princípios éticos que devem orientar o cotidiano de todos os colaboradores ou parceiros que agem em nosso nome. Este Código desempenha um papel fundamental na construção dos alicerces para o nosso sucesso e é um balizador do comportamento ético que se espera de cada um de nós.

Este Código se aplica a diretores, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e a todas as relações, sejam pessoas físicas ou jurídicas, independente de contrato formal ou não, das quais a Gestor Consultoria faz parte.

Valores Gestor Consultoria

Nosso Código é regido por nove valores essenciais:

Cooperação

  • Trabalho em Time
  • Parceria com os parceiros internos e externos
  • Vínculos fortes em todas as pontas da cadeia

Compromisso

  • Com o cliente Gestor
  • Com a qualidade de seu produto final
  • Com os resultados
  • Com prazos

Ética

  • Em primeiro lugar. Com todos os stakeholders
  • Em todos os níveis. Seja um profissional confiável mesmo em situações extremas

Proatividade

  • Pense no amanhã. Pense além
  • Visão ampla, estratégica
  • Mente aberta

Transparência

  • Seja honesto
  • Na dúvida, conte a verdade
  • Divida. Informe. Comunique
  • Ensine

Respeito

  • Acima de tudo

Inovação

  • Buscar incessantemente melhorar
  • Criticar construindo
  • Estudar, pesquisar
  • Testar sem medo. Ousadia respaldada pelo conhecimento

Extrema Cordialidade

  • Educação. Amabilidade. Sensibilidade
  • Cuidado

Persistência

  • Energia para transpor desafios
  • Desenvolva soluções
  • Crie alternativas

Regras de Ouro Gestor Consultoria

Nossa atuação empresarial e nossa conduta profissional e social são pautadas em um conjunto de princípios e comportamentos que fortalecem a relação entre a Gestor Consultoria e seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Princípios de Integridade Pessoal e Profissional

É responsabilidade de todos ser exemplo de conduta ética e difundir o Código entre os colegas de trabalho, fornecedores e prestadores de serviço que utilizam o nome da Gestor Consultoria para qualquer fim.

Princípios de Segurança da Informação e do Patrimônio

Sobre informações e recursos tecnológicos

Os colaboradores e prestadores de serviços devem proteger as informações confidenciais da Gestor Consultoria e de seus clientes e zelar pelo bom uso dos recursos tecnológicos.

  • Divulgar informações sigilosas ou não, mesmo que de maneira informal, sobre dados, processos e documentos internos, informações técnicas e cadastrais, cartas comerciais, propostas comerciais, detalhes de contratos, bases de dados de clientes e dados do Sistema Interno da Gestor Consultoria
  • Os dados e documentos da rede interna e externa não podem ser copiados ou, por qualquer modo, utilizados em benefício pessoal próprio ou de terceiros, sob pena de responder na forma da lei
  • Divulgar, sob qualquer meio ou pretexto, os laudos e relatórios psicotécnicos, laudos de entrevista e currículos de clientes e candidatos de processos seletivos
  • Fornecer acesso ao Sistema Interno, não sendo permitida a concessão do login e senha a terceiros, mesmo que a um colega de trabalho
  • Alterar as configurações originais dos recursos computacionais e de tecnologia de informações colocados à sua disposição, salvo quando previamente autorizado
  • Baixar pela internet, copiar de terceiros e/ou instalar nos recursos computacionais programas de computador não licenciados
  • Copiar softwares fornecidos pela Gestor Consultoria ou instalar em outros equipamentos não autorizados
  • Acessar sites na internet que disponham de conteúdo pornográfico, ilegal, ou que contenha qualquer tipo de discriminação

Sobre a utilização e preservação do patrimônio físico

  • O patrimônio da empresa é composto de instalações, mobiliários, produtos, equipamentos e materiais necessários à realização de nossa atividade e devem ser preservados pelos colaboradores, sendo utilizados de forma correta e exclusivamente para fins de trabalho
  • Os celulares corporativos não podem ser retirados da dependência física da Gestor por Consultores Trainees, Assistentes e Estagiários, salvo situações excepcionais e com autorização prévia do Administrativo
  • Os celulares corporativos não podem ser utilizados para fins pessoais

Princípios de Relacionamentos

Com clientes externos

  • A busca incessante de excelência no atendimento aos clientes externos e a qualidade na prestação de serviços é nosso compromisso principal
  • O atendimento cortês, a prestação de informações e o encaminhamento para outras áreas quando necessário são atitudes esperadas de todos os colaboradores
  • Consideramos importante o investimento na conservação e amadurecimento do vínculo com o cliente como condição de fidelização e potencialização
  • Deve-se assumir uma postura corporativa ao estar em contato com o cliente, sempre com foco negocial e de fidelização, porém, que não permita evasão ou tratamento íntimo

Com clientes internos – parceiros

  • A postura que devemos assumir no contato com os demais clientes internos é de respeito, ajuda mútua e apoio diário incondicional
  • Não serão toleradas agressões ou atitudes que exponham outro membro do time, retaliações ou comportamentos desconformes frente ao time
  • Não será bem visto a omissão em momentos onde o outro parceiro demonstra precisar de apoio sob pena de comprometer uma entrega em nome da Gestor Consultoria
  • Deve-se haver respeito no tratamento com o outro, para que o ambiente de trabalho seja positivo e saudável, onde todos sejam valorizados e motivados
  • Não expor o outro, manter situações pessoais fora do ambiente de trabalho
  • Observação da hierarquia, respeitando o sistema da empresa e suas divisões hierárquicas

Com fornecedores

A contratação de fornecedores e prestadores de serviços deve ser baseada exclusivamente nas necessidades da empresa, devendo seguir critérios legais, técnicos, profissionais e éticos.

  • Não será tolerado nenhum tipo de discriminação em função de cor, sexo, religião, classe social, orientação sexual, origem, procedência, idade e condições físicas
  • Os Fornecedores devem cumprir as leis, normas e regulamentos aplicáveis em vigor, incluindo respeito à saúde, segurança, direitos humanos, trabalhistas, ao meio ambiente e legislação local
  • Os Fornecedores devem proporcionar a seus colaboradores condições dignas de trabalho no que diz respeito à carga horária, saúde e segurança
  • A Gestor tem como política a tolerância zero a todo e qualquer ato de corrupção
  • Não adotamos, não incentivamos e não permitimos a prática de qualquer conduta que constitua ou resulte em atos lesivos à Administração Pública
  • A Gestor Consultoria determina que todos os assuntos da empresa sejam tratados pelos seus fornecedores com sigilo, confidencialidade e proteção dos direitos de propriedade intelectual
  • Não negociamos, oferecemos, prometemos, recebemos, viabilizamos, pagamos ou autorizamos subornos para melhorar ou assegurar nossas atividades
  • Não é permitido que os colaboradores mantenham relacionamento afetivo com fornecedores ou prestadores de serviços com os quais tenha contato direto
  • Aceitar presentes de fornecedores é permitido caso sejam brindes institucionais ou tenha valor simbólico de até R$ 100,00. Nos demais casos, os presentes devem ser encaminhados para o Administrativo
  • A Empresa solicita a seus Fornecedores que sejam proativos e comuniquem imediatamente qualquer violação ou suspeita através do Canal de Denúncias

Relacionamento Sentimental

  • Não é permitido que os colaboradores mantenham relacionamento afetivo com clientes, potenciais clientes e fornecedores com os quais realize atendimento direto
  • Não é permitido que os colaboradores mantenham relacionamento afetivo com os demais membros do time caso ocupem posições de liderança ou em situação que possa caracterizar assédio
  • Na ocorrência de qualquer um dos casos citados, o fato deve ser relatado à Diretoria

Combate ao Trabalho Infantil

Em conformidade com os princípios constitucionais, a Gestor Consultoria visa assegurar a plena observância das normas de combate ao trabalho infantil, promovendo a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes.

Compromissos da Gestor

  • Proibir a utilização de mão de obra infantil em todas as suas operações, em estrita conformidade com a legislação vigente
  • Garantir que menores de 18 anos não sejam empregados em atividades noturnas, perigosas, insalubres ou penosas
  • Assegurar que todos os contratos incluam cláusulas específicas que impeçam o trabalho infantil
  • Implementar sistema de monitoramento contínuo, incluindo auditorias regulares
  • Reportar imediatamente qualquer suspeita ou evidência às autoridades competentes

Educação, capacitação e responsabilidade social

  • Promover programas contínuos de educação e capacitação para funcionários e parceiros
  • Realizar campanhas periódicas de sensibilização sobre as implicações legais e éticas
  • Colaborar com organizações governamentais e não governamentais para promover a erradicação do trabalho infantil
  • Incentivar e apoiar programas de reabilitação e integração social

Direitos Humanos

A Gestor Consultoria reconhece a importância dos direitos humanos no ambiente de trabalho e se compromete a respeitar e promover os princípios estabelecidos pela Constituição Federal e pelas Convenções da OIT.

Boas Práticas no Convívio Diário

Utilização de Recursos e Ambientes

  • Apague as luzes após sair das salas
  • Sempre que possível, utilize papel rascunho na impressão de documentos
  • Após a utilização de ambientes comuns, deixe limpo e organizado
  • Mantenha sua mesa de trabalho organizada
  • Atenção com o volume da voz para não atrapalhar as atividades dos colegas

Comunicação Respeitosa

  • Cuidado com conversas em meio a outras pessoas, que possam expor ou constranger colegas
  • Esteja aberto à feedbacks
  • Faça críticas construtivas
  • Seja solícito
  • Esteja receptivo a novas ideias e aprendizados
  • Reconheça e parabenize os esforços e êxitos da equipe
  • Contribua para um ambiente leve e saudável, mantenha o bom humor e a gentileza para com todos

Representatividade Gestor

Canais de Comunicação

Violações ao Código de Ética

A Gestor Consultoria se reserva o direito de, no todo ou em parte, modificar, suspender ou revogar este Código a qualquer tempo.

Para denúncias, visite nosso Canal de Denúncia.